domingo, 28 de dezembro de 2014

Uma frase por cada livro lido em 2014


Um dos meus primeiros posts de 2014 foi sobre o Frasco das Frases. Para recordar aqui.

Hoje publico uma foto do frasco cheio com as minhas frases favoritas dos livros que li este ano. Adorei o resultado. Ver assim o frasco cheio de papelinhos coloridos, todos com um significado especial, poder tirar um aleatoriamente e recordar aquela leitura marcante.

Na maioria destes papeis estão excertos de livros de autores portugueses, pela primeira vez li num ano mais autores portugueses do que estrangeiros. O que me deixa mesmo muito feliz.
2014 foi um ano de grandes leituras e de grandes descobertas!

sábado, 27 de dezembro de 2014

2014 a ler


Nunca faço balanços de fim de ano. Não acho bem nem acho mal. Não me interessa. Olho ou tento olhar em frente.
Com os livros o mesmo. Sei quantos li este ano que está prestes a terminar. Quantos foram em comparação com o anterior, e até com o outro antes. Guardo registos mas não me colo a eles. Ler muitos livros não quer dizer que tenha sido bom, e poucos podem ser muitos; ou ler cinquenta livros de cem páginas não será o mesmo que ler vinte livros de duzentas e cinquenta páginas? Tudo é relativo. Menos uma coisa: não há quantidade que supere a qualidade.
E nos livros a qualidade é o que me preenche, me realiza, me pode até sufocar e deprimir, que a minha felicidade como leitora depende muitas vezes de um livro que arranha por dentro, tira o sono e me faz sentir viva.
Este ano foi muito bom. Como leitora estou no caminho que quero estar. Desafio-me. Entrego-me. Procuro coisas novas e diferentes (mesmo com muitos anos um livro tem a magia de poder ser sempre novo para quem o lê pela primeira vez). E é neste caminho de descobertas que me quero manter. E avançar. Das novidades à relíquia no fundo da gaveta de um amigo, tudo me pode interessar. O próximo livro tem de ser melhor. Se não for, e acontece, será o seguinte. Este é o meu mote, aquilo a que me agarro quando a desilusão chega, as páginas se multiplicam e nunca mais chego ao fim. Quando assim é normalmente não chego ao fim. Não nascemos um para o outro querido livro, tu e eu, ficamos por aqui.
Li mais do que um livro por semana em média. Que supera a espécie de objectivo que me vou impondo ano a ano. Não aumento o objectivo. Para quê? Para ler a correr? Para chegar primeiro? Não é uma corrida, é um prazer. Que seria de mim se não lesse infinitas vezes aquela passagem que sublinho e assinalo, onde volto dezenas de vezes antes de o livro terminar, que me faz respirar fundo, fechar os olhos e sorrir. E viajar. E de repente soa o cronómetro que já ultrapassaste o tempo máximo por página. Não, obrigada.
Respeito todas as correrias e maratonas. Entro em muitas. Demasiadas. Por isso leio com o ritmo que o livro me obriga. Por vezes leio bem rápido, mas é sempre o livro que manda. Deixo-me levar e subjugar, mas acima de tudo, guiar pela perfeição das palavras, dando o mérito a quem teve o dom de as perfilar da forma certa a serem intrigantes, românticas, envolventes, acutilantes, belas, frias ou ardentes.
Mas a verdade, é que depois disto tudo, sinto que os livros que li em 2014 são poucos. Serão sempre poucos para quem tem tanta vontade de ler muitos.
Em 2015 quero ler.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Roda dos Livros na Leya na Barata - Dezembro de 2014

Meus amigos, é tão bom estar com vocês. Obrigada por mais um ano sempre a Rodar livros!
Obrigada à Leya na Barata que nos recebeu no último encontro de 2014.
As sugestões de leitura desta sessão aqui.







segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Comunidade de Leitores Leya em Grupo com José Luís Peixoto


O Comunidade de Leitores Leya em Grupo reúne uma vez por mês, na Livraria Leya na Buchholz, para discussão de um livro de um(a) autor(a) portugues(a).

Em Dezembro, no último encontro de 2014, recebemos José Luís Peixoto. Na primeira parte trocámos impressões sobre o livro e, depois do jantar em grupo, recebemos o escritor que, de forma descontraída, nos respondeu a questões sobre o recente "Galveias", e também sobre "A Visita do Brutamontes", o título escolhido por si para a leitura cruzada do mês.
Adorei estes dois livro e "Galveias" foi o meu favorito de Novembro. Uma noite em cheio!

Desde há mais de um ano que estou presente em todas as sessões desta Comunidade. Gosto da iniciativa e do convívio entre leitores. O Luís Ricardo Duarte está de parabéns pela organização e, principalmente, por nos fazer querer voltar sempre no mês seguinte.

Desejo um fantástico ano de 2015 a este grupo. Que me continue a dar o prazer de descobrir livros que, de outra forma, talvez não lesse.

Os meus sinceros agradecimentos aos Leytores de Serviço da Livraria Leya na Buchholz por nos receberem sempre de forma tão acolhedora, e por nunca perderem o sorriso mesmo quando nós, abusadores, nos deixamos ficar até depois da hora.

O Favorito do mês - Novembro 2014


Um regresso à escrita de José Luís Peixoto que me encantou e marcou de forma muito positiva. Adorei Galveias. Opinião aqui.