domingo, 28 de outubro de 2012

Librerias Cuesta de Moyano - Madrid


Um local de exposição de livros permanente num local pedonal a isso destinado. Uma sucessão de barraquinhas de livros de alfarrabistas rodeadas por árvores, dentro da cidade mas com ambiente que inspira a calma. A maioria estava fechada quando visitei, mas adorei conhecer.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Biblioteca Nacional - Madrid


Quem gosta de livros procura-os em todo o lado e as viagens não são exceção. Numa recente viagem a Madrid a Biblioteca Nacional foi, claro, uma visita obrigatória. Infelizmente não se pode fotografar no interior, fica um dos registos do exterior, que é lindíssimo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Curso de Escrita Criativa


Uma experiência nova que me agradou e marcou. Se será um ponto de partida ou um "empurrão" ainda não sei, mas que aguçou (mais) a minha paixão pela leitura e pela escrita não há dúvidas.

domingo, 14 de outubro de 2012

Verão sem homens - Siri Hustvedt - alguns excertos


"Despidos de intimidade e vistos de uma distância considerável, todos nós somos personagens cómicas, bufões ridículos que andamos aos tropeções pela vida, fazendo disparates atrás de disparates à medida que avançamos, mas quando nos aproximamos, o ridículo depressa se funde no sórdido ou no trágico ou no meramente triste. Não importa se estamos enterrados num cu de Judas como Bonden ou a passear pelos Champs-Élysées." (pág. 89)

"O tempo é uma questão de percentagens e de crença. Para quem a meio da vida tinha seis ou sete anos, o tempo que esses seis ou sete anos demoram a passar parece maior do que meio século para um centenário, porque os jovens sentem o futuro como interminável e normalmente vêem os adultos como membros de outra espécie. Só os idosos têm acesso à brevidade da vida." (pág. 111)

"De repente, tive pena de todos nós, seres humanos, como se tivesse sido subitamente transportada para o céu e, como um omnisciente narrador num romance do século XIX, contemplasse lá de cima o espetáculo da humanidade imperfeita a desejar que as coisas fossem diferentes, não completamente diferentes, apenas o suficiente para nos poupar apenas um pouco de dor aqui e ali." (pág. 153)

Um livro


"Um livro é uma colaboração entre quem lê e aquilo que lê e, no seu melhor, essa reunião é uma história de amor como qualquer outra."

Siri Hustvedt - "Verão sem homens" (pág.170)

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Favorito do mês - Setembro 2012


Este mês foi difícil decidir pois dois dos livros lidos, apesar de muito diferentes, me agradaram muito.
Depois de muita ponderação o favorito é "As Memórias Secretas da Rainha D. Amélia" de Miguel Real, em vez de "O Mundo Invisível" de Shamin Sarif, por me agradar mais a escrita do autor.
Opinião aqui.