sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Poder da Internet

Medito muitas vezes sobre o poder da internet, e na forma com já não consigo conceber a minha vida sem esta ferramenta. Dependência? Estupidez? Limitação? Acho que não.
A verdade é que procuro e encontro tudo lá. Reencontro velhos amigos, faço novos amigos, descubro frequentemente pessoas interessantes que me fazem voltar a ter fé na humanidade. Apaixonei-me, namorei, casei, até o local da festa do meu casamento encontrei na net, assim como o fotógrafo, encontrei a minha casa, procuro receitas para novos cozinhados (que depois de escolhidas altero completamente), pesquiso viagens, está tudo lá.
Mas o que me leva a passar horas online são os livros. É para saber as novidades e o que os leitores acham de determinado livro, que sujeito os meus olhos e o meu corpo muito para além dos limites da sua resistência, após horas (não vou dizer quantas) de trabalho diário à secretária (e ao computador). É quando penso nas descobertas que posso fazer mais tarde que o meu dia no escritório realmente se ilumina, e ganho alento para fazer a travessia de mais um dia de luta em busca do meu pote de ouro no fim do arco-íris.
Desde há cerca de 4 anos que escrevo as minhas próprias opiniões sobre os livros que leio no blogue planetamarcia. Faço o que inicialmente procurava em outros blogues: saber o que os leitores acham do livro X que quero ler. Não sou a única a fazê-lo, somos muitos e ainda bem, quantos mais melhor desde que com opiniões próprias e convicções firmes. Com interesses diferentes mas com vontades semelhantes: saber sempre mais e mais sobre livros. Não somos famosos mas conhecidos no meio, quando acontece algum evento em que nos ficamos a conhecer pessoalmente parece que nos damos há anos, tal a cumplicidade partilhada.
Já conheci escritores, editores, jornalistas, todos graças aos livros, mas principalmente à internet. Para acabar de vez com o triste chavão de que um cibernauta se esconde atrás de um monitor por qualquer incapacidade social.
O meu dia-a-dia profissional é bastante absorvente, e a minha necessidade de comunicar e alargar os meus contactos é facilmente comprometida pelo pouco tempo que lhes posso dedicar. As redes sociais não substituem o contacto físico mas sem dúvida que de alguma forma nos aproximam.
Nos últimos dias recebi um e-mail que me encantou particularmente. O escritor Ludgero Santos “descobriu” este blogue e perguntou-me se eu estaria interessada em receber e ler os seus livros “O Perfume da Savana” e “A Mulher do Capitão”. Ora, nem nos meus sonhos mais estranhos, há uns anos atrás, eu poderia imaginar que tal me acontecesse. Esta situação não é inédita, nem a minha ideia é atribuir a mim própria demasiada importância, obviamente não fui a única a receber contactos deste género, é prática corrente este envio de livros. Mas eu não consigo evitar deixar-me maravilhar por estas coisas curiosas, estas felizes coincidências da vida.
Os livros já chegaram até mim e aguardam na estante a sua vez na leitura. Ludgero Santos não quer louros nem prémios, curiosamente quis escrever estes livros como anónimo. Escreveu dois livros para os leitores, para que os leiam e gostem deles, para que os acarinhem e tratem bem. É o que pretendo fazer. E depois…como sempre…conto a toda a gente o que achei.
Muito obrigada Ludgero.

3 comentários:

  1. Olá Márcia,

    Em primeiro lugar, quero felicita-la, pela forma que possui em ver esta enorme globalização através desta caixinha mágica, a que chamamos PC e a sua ligação á internete.

    Em segundo, as palavras dedicadas ao Ludgero Santos. Dois magnificos livros editados pelo mesmo, embora " O perfume da Savana" seja um livro intenso, que nos leva a viajar a um outro Mundo, onde o Homem e a natureza se interligam, em memórias, prazeres e emoções.

    Lucinda Reizinho

    ResponderEliminar
  2. Lucinda, muito obrigada pelo seu comentário. Cada vez fico mais curiosa em ler "O Perfume da Savana"

    ResponderEliminar