domingo, 1 de abril de 2012

Em Busca do Carneiro Selvagem - Haruki Murakami - Excertos


"- Alguma vez encontrou Deus?
 - Naturalmente. Falo com ele ao telefone todas as noites.
 - Desculpe? - comecei eu a dizer, mas às tantas já estava baralhado outra vez- - Se toda a gente desatasse a telefonar a Deus, haveria uma saturação de linhas e o número estaria sempre oucupado, como acontece com o serviço informativo a seguir à hora de almoço...
 - Isso não constitui motivo de preocupação. Deus é, por assim dizer, omnipresente. Por isso, mesmo que houvesse cem milhões de pessoas a ligar-lhe ao mesmo tempo, Deus falaria com todas elas.
 - Não estou muito dentro do assunto, mas tem a certeza que essa interpretação é ortodoxa? Quer dizer, do ponto de viste teológico?
 - Pode dizer-se que sou um radical. Por isso é que não frequento a Igreja.
 - Estou a ver." (pág. 159)

"- Quem me dera, também eu, partir em busca de qualquer coisa - confessou ele. - A verdade, porém, é que não saberia o que procurar. O meu pai, esse é uma caso diferente, uma vez que passou a vida inteira à caça de alguma coisa. ainda hoje , de resto, continua obececado com essa ideia. Desde pequeno que me lembro de ouvir contar, da boca dele,, histórias sobre um carneiro branco que lhe aperecia em sonhos. Por isso, convenci-me sempre de que era necessário ir à procura de alguma coisa que desse verdadeiro significado à nosa vida. É isso a vida, pensei. Uma busca permanente." (pág. 240)

2 comentários:

  1. Electronic Jazzy Girl25 de abril de 2012 às 12:17

    Uma das melhores descobertas literárias que alguma vez fiz!

    ResponderEliminar
  2. Só li este como sabes. Espero em breve ler mais.

    ResponderEliminar