sábado, 31 de janeiro de 2015

Rosa Montero na Bertrand do Chiado

            

Quem gosta de livros gosta de assistir a lançamentos de livros. É uma oportunidade de observar autores que admiramos, ter contacto real com alguém que só nos chega através dos livros. No dia 29 de Janeiro Rosa Montero apresentou o seu livro “A ridícula ideia de não voltar a ver-te” na Bertrand do Chiado. Fui vê-la e ouvi-la.
Apenas tinha lido um livro da autora, “Instruções para salvar o mundo”, que adorei e me deixou o desejo de conhecer a sua obra. Uma mulher surpreendente, cuja escrita já me tinha “feito mossa” (os livros são possivelmente o único campo em que, alguns de nós, leitores, gostam de levar porrada), chegou com facilidade ao público que, extasiado, escutou o que há para descobrir em “A ridícula ideia de não voltar a ver-te”. E, lendo nas entrelinhas das palavras desta admirável comunicadora, também um pouco do que pode ser o pensamento, as paixões, o processo criativo de uma escritora fabulosa. E, claro, tudo aquilo que imaginamos poder ser verdade, ficando naquele limbo da expectativa e da ingenuidade que eu gosto de preencher com imaginação.
Agarrei-me de imediato ao livro, no metro de regresso a casa, lendo repetidamente as primeiras frases, pujantes de verdadeiras, duras, como a morte. Um livro sobre a vida, ao qual me estou a entregar com prazer.
Deixo uma amostra de fotos, pedindo desculpa pela fraca qualidade, mas apenas para ilustrar a força de quem enfrenta de pé uma sala cheia, com convicções na ponta da língua, respondendo (ou não) às perguntas sem vacilar. Admirável.

Sem comentários:

Enviar um comentário